• bd brasil
  • bd inglaterra
  • bd espanha
01

A Torrefação Cooxupé é uma unidade da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda., uma das maiores do mundo no segmento). O início de sua história está registrado em 12 de setembro de 1984. Foi criada para atender à demanda de cooperados e de visitantes da Cooxupé. Ao serem servidos de um saboroso cafezinho, eles sugeriam que a própria Cooperativa oferecesse o produto ao mercado, por causa de sua alta qualidade, sabor e aroma do puro café.

O fornecimento de toda a matéria-prima para a Torrefação é feito pela Cooperativa, a qual tem Certificação ISO 9001, com validade internacional, para o processamento do grão verde. Isso credencia ainda mais a atividade da Torrefação, que mantém a mesma qualidade e pureza do café ao longo de todo esse tempo.

02
03

Unidade Industrial

Instalada em uma área de perímetro de 17.500 m² e em 3.894 m² de área construída, o projeto traz inovação e sustentabilidade ao empreendimento. Todo o processo é automatizado, desde o recebimento da matéria-prima até o empacotamento e expedição. Novos maquinários de última geração, procedentes de tecnologia importada da Alemanha e Itália, também fazem parte do processo industrial para a torra e moagem do café.

A nova unidade fabril, inaugurada em 03 de julho de 2015, fica no Complexo Industrial Japy, no município de Guaxupé, em Minas Gerais. Com investimento total de R$ 18 milhões, a nova unidade elevou a capacidade de produção de café torrado e moído para mais de 1.000 toneladas/mês.

04
05
06

Sustentabilidade

Energia: parte dela vem de pequenas centrais hidrelétricas e de usinas termelétricas à biomassa que cogeram energia partindo de fontes renováveis como, por exemplo, bagaço de cana e resíduos de madeira. A outra parte é derivada de 111 painéis solares que, além de servirem como cobertura para o estacionamento de veículos, geram energia ao departamento administrativo da unidade. Já as luminárias são de LED, por apresentarem menor consumo de energia elétrica.

Combustível: o material consumido vem de biomassa vegetal de eucalipto procedente de reflorestamento e certificado por órgãos responsáveis e, também, do pellet de café – pó gerado no processo de beneficiamento do grão verde. A iniciativa contribui para a redução de 60% de gás carbônico e 100% de metano em comparação ao diesel.

Esgoto: a estrutura conta com uma estação de tratamento que atende aos padrões de segurança do CONAMA 430 de 13/15/11.

07
08

Direitos Autorais © 2016 Cafés Cooxupé. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Visualize Comunicação.

  • facebook
  • instagram
  • youtube